terça-feira, 8 de junho de 2010

"O Mentalista"


"O Mentalista" estreou em Setembro de 2008 na CBS, a cerca de um mês antes das eleições presidenciais norte-americanas, e alcançou logo qualquer coisa como 17 milhões de espectadores que acompanharam a 1ª temporada da série. Trata-se de um procedural (género que se foca na investigação de um acontecimento - clínico, policial ou judicial), que parte de um dispositivo tradicional, a saber:

i) um protagonista (bem defendido por Simon Baker) com um talento especial (é um exímio leitor de personalidades), mas atormentado por uma tragédia familiar;
ii) cada episódio apresenta um novo caso, resolvido nos 40 minutos de duração;
iii) histórias muito simples e - por isso mesmo - viciantes!

Depois de ter andado a fingir que era médium e de ter trabalhado como mentalista (alguém que finge ser capaz de ler mentes, quando na verdade usa poderes de observação e sugestão), Patrick Jane trabalha numa unidade de investigação criminal como consultor, resolvendo os casos de forma singular.

Fazendo uso de fórmulas que fizeram o sucesso de séries clássicas, como "Colombo" ou, mais recentemente, "Dr. House" e "The Closer", "O Mentalista" prende o espectador do primeiro ao último minuto, cumprindo com eficácia a sua função - entreter.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...