domingo, 1 de janeiro de 2017

Estado da Nação (16) - um país com 50% de pobres

No início de mais um ano, convém não esquecer que a pobreza é o maior problema de Portugal.
De acordo com o mais recente estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a pobreza em Portugal, um em cada cinco portugueses viveu com rendimentos líquidos inferiores a 439 euros em 2015. Segundo o INE, naqueles rendimentos estão incluídas as chamadas transferências sociais, isto é, subsídios e outras ajudas do Estado e de instituições particulares. Caso estas transferências fossem retiradas do cálculo nacional para se considerarem apenas os rendimentos pessoais reais (por exemplo, obtidos por trabalho), chegar-se-ia à conclusão de que metade da população de Portugal (mais exatamente, 46,3%, segundo aquele Instituto) estaria em risco de pobreza em 2015. E, segundo parece, a situação do país não melhorou sob os auspícios da geringonça.

Segundo o INE, metade dos portugueses não tem capacidade para passar uma semana de férias por ano fora de casa; um em cada quatro portugueses não pode pagar uma despesa inesperada sem recorrer a um empréstimo; e um em cada dez tem o pagamento da renda da casa em atraso.

Nesta quadra natalícia, convém não esquecer que um em cada cinco portugueses não consegue aquecer devidamente a sua casa. Muitos destes portugueses são idosos, entre os quais o risco de pobreza tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Banda sonora para o (final de) Verão (47): "O Rapaz da Montanha" - memória e identidade na música de Rodrigo Leão

Em O Rapaz da Montanha , Rodrigo Leão regressa ao formato conceptual que atravessa grande parte da sua obra, desta vez numa dimensão assumi...