Sem Mick Harvey, e sem a proeminência da guitarra, "Push The Sky Away" é um disco com mais espaço do que os clássicos de Nick Cave and the Bad Seeds e com uma temperatura diferente do delírio experimentalista dos Grinderman (projeto, na minha opinião, falhado, na medida em que não suscita o regresso do ouvinte a essas canções). Da mesma forma que Grinderman serviu para Cave abanar o seu corpo gingão e mostrar que, embora cinquentão, ainda tem força para pegar na enxada, também "Push The Sky Away" serve um propósito não necessariamente apaziguador: Nick Cave quer reedificar uns Bad Seeds atmosféricos e falsamente mansos. Na verdade, tudo aqui se toca em surdina, com teclados em loop e violinos que sobrevoam sem pousar.
O melhor resultado da concisão autoimposta, mas também da recusa do adorno, é "Jubilee Street", ou Cave a discorrer sobre uma rua de má fama sob um riff de guitarra ondulante. É uma canção em busca de clímax, mantendo debaixo de si um violino quase zumbido, abrindo espaço para versos finais com tanto de súplica como de libertação ("I am alone now, I am beyond recriminations/ Curtains are shut, the furniture is gone/ I'm transforming, I'm vibrating, I'm glowing/ I'm flying, look at me). Antes, "Waters Edge" anuncia-se com uma linha de baixo hitchcokiana: da sua janela, Cave observa jogos de sedução entre rapazes e raparigas na praia ("their legs to the world like bibles open"), para rapidamente passar a uma reflexão sobre o envelhecimento ("but you grow old, and you grow cold"). A acompanhá-lo, estão uns Bad Seeds subterrâneos, subtilmente introvertidos, interessados numa ocupação de espaço que dê primazia à melodia e à voz poética e introspetiva de Cave (ouça-se o discreto Fender Rhodes dedilhado a meio da belíssima "Mermaids").
"Push The Sky Away" é uma obra em que o músico australiano regressa aos seus temas essenciais, a saber: sexo, religião e liberdade. E de uma forma que, ao suscitar subliminarmente sucessivas audições, nos vai conquistando, primeiro pela inteligência e só depois pelo coração.

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