sábado, 25 de setembro de 2010

Dois livros, dois filmes (1) - "Millennium 1 - Os Homens Que Odeiam As Mulheres"

Já registei aqui apreciações críticas aos capítulos 2 e 3 da série de livros "Millennium", do malogrado Stieg Larsson, e a "Visto do Céu", de Alice Sebold (ler posts de 21 de Janeiro, 15 de Agosto e 8 de Abril de 2010, respectivamente). Nos últimos dias, vi as adaptações cinematográficas de "Os Homens Que Odeiam As Mulheres" (primeira parte da série "Millenium") e do impressionista livro de Sebold.

O primeiro filme traz a assinatura de Niels Arden Oplev e o melhor que se pode dizer é que é a adaptação possível e desejável do best-seller de Larsson. Não me desiludiu, pelo que, tendo em conta que a trilogia de Larsson é o maior monumento literário da primeira década do presente século, os cento e cinquenta minutos de duração de "Os Homens Que Odeiam As Mulheres" fazem jus ao livro ao conseguir transpor para o celulóide a complexidade psicológica dos personagens (sobretudo, no que se refere à heroína Lisbeth Salander, defendida por uma fabulosa Noomi Rapace) e a densidade dramática da história. Acima de tudo, estamos perante um thriller electrizante, que esconde uma profunda reflexão premonitória acerca das cada vez mais reais reminiscências da extrema-direita nazi na Suécia (país onde decorre a acção da película).

Trailer de "Millennium 1 - Os Homens Que Odeiam As Mulheres", de Niels Arden Oplev



Sem comentários:

Enviar um comentário

Banda sonora para o (final de) Verão (47): "O Rapaz da Montanha" - memória e identidade na música de Rodrigo Leão

Em O Rapaz da Montanha , Rodrigo Leão regressa ao formato conceptual que atravessa grande parte da sua obra, desta vez numa dimensão assumi...