segunda-feira, 23 de maio de 2011

O cinema de Kôji Wakamatsu

O cinema pink, género difícil de definir (para uns, é pornográfico, para outros é a quintessência do erotismo), surgiu no Japão na década de 60 do século passado pela mão e pelo olhar de Kôji Wakamatsu, cineasta que tem sido nos últimos anos alvo de reavaliação crítica. O manifesto que introduziu aquele género cinematográfico estabelece quatro regras fundamentais: ter aproximadamente uma hora de duração, ter cenas de sexo, ser filmado em 16mm ou 35 mm no período de uma semana e estar limitado a um orçamento reduzido. 

Em cerca de 50 anos de carreira, Kôji Wakamatsu tem assinado uma série de filmes ousados, tanto na forma como no conteúdo. Chocantes, subversivas, anarquistas, ou simplesmente manifestos estéticos, cinco películas do realizador japonês foram recentemente editadas em Portugal pela Clap filmes. Com nomes estranhos, mas não tão bizarros quanto os filmes que representam, "Os Segredos Atrás das Paredes", "O Embrião Caça em Segredo", "Vai, Vai Virgem Pela Segunda Vez", "Sex Jack - Sistema Violado" e "O Êxtase dos Anjos" são obras que merecem ser vistas, ainda que, por vezes, se situem na linha ténue que separa a arte do lixo abjecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...