terça-feira, 13 de março de 2012

Alguns filmes para noites de um inverno quente (1) - "Os Olhos de Júlia"

"Os Olhos de Júlia" é uma película assinada com mestria por Guillem Morales. Narra a história de Júlia, uma mulher que sofre de uma doença degenerativa da vista, que encontra a irmã gémea, Sara, que já cegara devido ao mesmo problema, enforcada na cave da sua casa. Apesar de tudo apontar para que se trate de suicídio, Júlia decide investigar o que ela intuitivamente sente ter sido homicídio, penetrando num mundo obscuro que parece esconder uma misteriosa presença. 

Logo no início, o filme marca o tom que vamos acompanhar ao longo de aproximadamente duas horas: um thriller hitchcockiano, denso, negro, psicanalítico e claustrofóbico. A fotografia é fabulosa, destacando-se um trabalho de iluminação que coloca o espectador num estado de permanente tensão. As interpretações são exemplares, sobretudo a minuciosa expressividade da belíssima atriz principal, Belén Rueda. 

"Os Olhos de Júlia" já está à venda no mercado de DVD e foi, sem sobra de dúvida, um dos melhores filmes que passou pelas salas de cinema portuguesas no ano passado. Obrigatório!

Trailer de "Os Olhos de Júlia", de Guillem Morales

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...