segunda-feira, 26 de março de 2012

Banda sonora para a primavera (13)

Bruce Springsteen acaba de lançar um novo clássico. Chama-se "Wrecking Ball" e é o melhor disco do boss desde "Magic" (2007), superando assim o tiro ao lado que foi o obamaniano "Working On A Dream" (2009). Está cheio de grandes canções (quase todas), recuperando a estética e o espírito do saudoso "Tunnel Of Love" (1987) e do díptico da esperança "Human Touch" e "Lucky Town" (1992).

É estranho como as rádios nacionais parecem estar deliberadamente a passar ao lado do lançamento de "Wrecking Ball", ignorando o orelhudo single "We Take Care Or Our Own", portentoso manifesto à solidariedade, união e resiliência dos americanos. São esses, de resto, os temas centrais desta obra de Springsteen, que recorda, em canções como "Land Of Hope And Dreams" e "Rocky Ground", o espírito de sacrifício e de luta pela liberdade na promised land. No entanto, "Wrecking Ball", apesar de ser um disco sobre a esperança em momentos difíceis, é atravessado pelos efeitos da crise económica nas cidades, retomando, por isso, algumas das histórias recorrentes da discografia do músico norte-americano. Neste último contexto, destacam-se a dionisíaca (e, por isso, trágica) "Death To My Hometown" e a melancolicamente bela "This Depression".

A comprar, ouvir e guardar junto dos grandes clássicos do folk-rock.

Bruce Springsteen - "We Take Care Of Our Own"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...