domingo, 30 de junho de 2013

Banda sonora para o verão: Big Big Train - "English Electric Part One & Part Two"

Big Big Train é uma banda com vinte anos de história registada numa obra discográfica monumental, marcada por canções épicas e orquestrações grandiloquentes. Em boa verdade, não há palavras que racionalizem, sobretudo a quem nunca teve o privilégio de deleitar os seus ouvidos com a música inspiracional daquela banda britânica, as texturas e harmonias, o fulgor melancólico, a nostalgia e as histórias que levitam etéreas na arte dos Big Big Train. Estamos, portanto, diante de um monumento sonoro praticamente desconhecido em terras lusas, mas - garanto - trata-se de um autêntico fenómeno de culto que tem merecido textos profundamente emotivos em boa parte da imprensa anlgo-saxónica.

O mais recente opus dos Big Big Train é "English Electric", disco dividido em duas partes gravadas nas mesmas sessões, mas editadas em alturas diferentes: a primeira em setembro de 2012 e a segunda em março de 2013. Vale bem a pena comprar os dois discos - estão a bom preço na amazon. Ouvi-los é entrar num universo sonoro incomparável com qualquer outro registo; é penetrar em poemas (en)cantados que narram histórias de comboios a vapor em viagem pela Inglaterra rural do início do século XX; é sentir o odor da fuligem saída das minas de carvão; é testemunhar o fim de um tempo, de um modo de vida e de uma certa paisagem; é perscrutar o perene no efémero; é procurar no verão sinais do outono.

Big Big Train - "Curator of Butterflies"



Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...