quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Alfreda ou a Quimera" - o Porto visto por Vasco Graça Moura

Obra de elevada inspiração, "Alfreda ou a Quimera" é a confirmação do talento - imenso! - de Vasco Graça Moura como romancista de excepção. Trata-se de uma história de amor com todas as condições para ser um sucesso editorial. Senão vejamos: um bibliófilo do Porto apaixona-se obsessivamente por uma viúva a quem foi comprar livros antigos. Viu-a uma vez e nunca mais a esqueceu. A partir daí, procura-a desesperadamente em todos os locais que (re)visita, inclusive torna-se, para o protagonista, o paradigma de mulher, procurando-a, portanto, em todas as mulheres.

"Alfreda ou a Quimera" é um tratado de amor à Cidade Invicta, permitindo ao leitor que, tal como eu, vive e trabalha no Porto sinta todos os cheiros e se passeie por todos os lugares emblemáticos da cidade. Romântica, poética, erudita, clássica e moderna, a presente obra literária clama por leitores, tal a vontade manifesta em narrar uma história bem contada. 

E que tal um filme que adapte a obra?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...