segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dia Europeu da Vítima

Este dia foi criado para homenagear todas as pessoas que sofrem ou sofreram violência de causas naturais ou humanas e para que, com base nesses sacrifícios e dramas, se avance para uma sensibilização no sentido de atenuar estes atentados à vida, sejam eles a nível individual (assassinatos, acidentes rodoviários, de trabalho ou outros) ou colectivos (guerras, atentados, terrorismo, etc.). 

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é uma das forças existentes para fazer frente a esta realidade; no entanto, grande parte desta luta cabe ao ser humano em geral e à capacidade de combater o lado menos positivo que cada um de nós tem dentro de si. E mesmo quando o infortúnio advém de factores externos, só a solidariedade entre os homens terá a capacidade de atenuar todo o sofrimento que este possa causar. É um problema colectivo que necessita de uma reflexão individual para se alcançarem soluções, pois todos os dias têm de ser dias de apoio à vítima, numa sociedade que se quer e diz civilizada e respeitadora dos indivíduos que a ela pertencem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...