domingo, 17 de junho de 2012

Banda sonora para a Primavera (17)


Patriarcas do metal progressivo, os Dream Theater gravaram e editaram o seu mais recente disco de originais ainda em 2011. No entanto, outros álbuns se sobrepuseram na minha discoteca pessoal e a audição cuidada e atenta de "A Dramatic Turn Of Events" foi sendo adiada. Agora que a obra foi escutada repetidas vezes, aqui vai o meu verdicto: não sendo tão ousado do ponto de vista conceptual, nem tão consistente no que ao trabalho de composição musical diz respeito quanto o seu predecessor ("Black Clouds And Silver Linings"), é ainda assim um disco interessante, que expõe de forma harmoniosa todo o virtuosismo da banda. São todos excelente músicos sem se anularem mutuamente; pelo contrário, nos Dream Theater o todo não é uma mera soma de partes, o que não é um pormenor de somenos importância, tendo em conta que este é o projecto de John Petrucci, talvez o maior guitarrista da cena rock no activo. Mas o destaque evidente em "A Dramatic Turn Of Events" tem a ver naturalmente com a substituição do carismático baterista cofundador da banda, Mike Portnoy (que em 2010 decidiu dedicar-se exclusivamente aos seus inúmeros side projects), por Mike Mangini, que se revela um instrumentista exímio, não deixando os créditos por mãos alheias.

Quanto às nove canções que compõem o disco, como é habitual nos Dream Theater, escapam ao formato convencional dos standards do rock, sendo quase impossível destacar uma. De qualquer forma, as baladas "Far From Heaven" e "Beneath The Surface" são sérias candidatas a melhor banda sonora para este final de Primavera em tons outonais.

Dream Theater - "Far From Heaven"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...