segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ministério da "Inducasão" (7)


A aventura de Isabel Alçada no Ministério da Educação continua, mas ainda sem a ajuda das gémeas Teresa e Luísa, Pedro, Chico e João. Resta-lhe o apoio de Sócrates (não, não é nenhum dos cães da famosa série de livros co-assinados pela actual ME, se bem que o Caracol assenta que nem uma luva ao praticante de jogging que também é PM nas horas livres) e a inspiração da anterior ministra e do actual Secretário de Estado do Emprego (estes dois dariam excelentes vilões para uma nova aventura literária de Alçada).

Desta vez, após 49 dias de atraso sobre o prazo prometido a professores, pais e autarquias, o Ministério da Educação publicou a lista das 689 escolas primárias que em Setembro terão as portas definitivamente trancadas. Um caso paradigmático e bem ilustrativo da falta de visão que grassa no dito ministério é o encerramento de uma escola de Lamego, que em 2009 foi considerada pela Microsoft uma das mais inovadoras do mundo. Porventura haverá aqui uma espécie de teleologia educativa que não consigo desvendar? Ou será que, com tantos desempregados no país, o real propósito seja delegar a educação integral dos petizes aos milhares de encarregados de educação a viver à sombra do rendimento mínimo?

Mesmo assim, talvez contagiada por Sócrates, o humorista (ler post de 21 de Julho de 2010), Isabel Alçada insiste em inflamar o país de optimismo com a seguinte pérola, digna das melhores piadas dos Gato Fedorento: "Posso assegurar que o ministério tomou medidas para que o início do ano lectivo se faça com alegria".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...