sábado, 13 de maio de 2023

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (1) - "Ao Sabor da Ambição" (1988)

No plano de abertura de Ao Sabor da Ambição (no original, As Tears Go By), primeira obra de Wong Kar Wai, vemos, no lado esquerdo, uma cidade, à noite, iluminada artificialmente (os néons que se revelarão tão característicos do cinema urbano do realizador de Hong Kong) e o trânsito quase claustrofóbico, e, no lado direito, um conjunto geométrico de ecrãs de televisão que mostram um céu carregado de nuvens. Num só plano, nos primeiros segundos, estão lançados os traços modelares dos filmes de Wong Kar Wai: a precisão matemática de uma estética que não é mero adorno, mas antes complemento emocional de histórias de amor febril em paisagens urbanas asfixiantes.

Logo no seu primeiro opus (sim, a música ocupa um lugar central na filmografia deste cineasta), Kar Wai mostra vontade em fazer um cinema simultaneamente cerebral e instintivo, delirantemente romântico e arrebatadamente trágico, revelando uma paixão pela composição de imagens e pelo poder sedutor do cinema.

Convém também notar que Ao Sabor da Ambição não deixa de ser um filme ingénuo na crença de que o espectador se deixará levar por esta variação de Os Cavaleiros do Asfalto, de Martin Scorsese, tal como o autor do argumento (o próprio Wong Kar Wai), mas, embora ainda não esteja à altura de obras posteriores, como Chungking Express, é, ainda assim, tão encantador hoje como em 1988.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...