domingo, 14 de maio de 2023

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (2) - "Dias Selvagens" (1990)

Hong Kong, 1960. Um homem entra num café, compra uma bebida fresca e propõe à empregada tornarem-se “amigos de um minuto”. Ela acaba por se apaixonar perdidamente por ele; um amor não correspondido porque aquele homem, além de se envolver com outra mulher, decide partir para as Filipinas a fim de conhecer a sua mãe biológica.

Esta história cruza-se com outra: a de um polícia que sonha ser marinheiro. Mas, como sempre, o cinema de Wong Kar Wai vale pelo todo, pelo que o espectador deve disponibilizar-se para entrar nos seus filmes como se desembocasse numa outra realidade: a das histórias que só ganham beleza sob o olhar do cineasta de Hong Kong.

Dias Selvagens é uma obra mais difícil do que a anterior (Ao Sabor da Ambição), mas também mais minuciosa e precisa, preparando o caminho para o rigor formal de Disponível Para Amar. Os movimentos de câmara são sempre surpreendentes e necessários para o pathos narrativo; os planos fixos são, só por si, obras de arte. Um filme que arrisca permanentemente, mas que constitui um salto em frente no amadurecimento do cinema de Wong Kar Wai.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...