quarta-feira, 17 de maio de 2023

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (5) - "Felizes Juntos" (1997)

História de amor entre dois homens, mas que Wong Kar Wai filma livre de qualquer preocupação panfletária ou ideológica, como se se tratasse da mais banal paixão de amor heterossexual. É uma história de amor, ponto.

Com Felizes Juntos, Wong Kar Wai saiu, pela primeira vez, do seu território geográfico, colocando grande parte da ação na Argentina. No entanto, desenganem-se aqueles que julgam que essa mudança acarretou igualmente uma transformação estética no seu modo de olhar os espaços (interiores e exteriores). Antes pelo contrário, Felizes Juntos desenvolve e apura o estilo de construção fílmica que o realizador de Hong Kong irá, definitivamente, materializar na obra seguinte (Disponível Para Amar).

A título de exemplo, veja-se a forma como Wong Kar Wai filma as cataratas de Iguaçu: com a mesma asfixia e similar sensação de vertigem com que, nas películas anteriores, captava o elã da grande cidade. E, depois, há o espetáculo da entrega total de dois atores extraordinários: Tony Leung e Leslie Cheung.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...