terça-feira, 16 de maio de 2023

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (4) - "Anjos Caídos" (1995)


Anjos Caídos podia bem ser uma sequela de Chungking Express. Entenda-se: como deixei explícito na recensão anterior, Chungking Express está muito bem assim. Todavia, também se persegue em Anjos Caídos uma estrutura díptica, embora, neste caso, as duas histórias decorram em simultâneo. Em boa verdade, o guião deste filme fazia parte da obra realizada em 1994.

São dois contos desencantados de amor platónico: duas histórias de (des)encontros, por vezes trágicos, à semelhança das duas primeiras obras de Wong Kar Wai, que aqui desenvolve a sua estética única (câmara sôfrega, ritmo frenético, humor agridoce, jukeboxes a acentuar os estados de alma dos protagonistas, a passagem do tempo assinalada em relógios públicos, a urbe claustrofóbica, a prevalência da noite na vida dos personagens).

As cenas em que uma das personagens deambula de mota, à noite, pela cidade são antológicas. E aquele final, embalado pela canção Only You, dos Flying Pickets, é inesquecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...