segunda-feira, 15 de maio de 2023

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (3) - "Chungking Express" (1994)


Em 1994, após o desgaste provocado pela atribulada produção do épico de artes marciais As Cinzas do Tempo, Wong Kar Wai assina a sua primeira obra-prima: Chungking Express. Neste filme, o cineasta de Hong Kong apura a escrita e o sentido estético conduzindo-nos por duas histórias de dois polícias que, em momentos diferentes, frequentam o mesmo snack-bar e desabafam desgostos amorosos com o proprietário do estabelecimento. São duas pequenas histórias de amor que, na sua aparente simplicidade, se nos afiguram hoje como um retrato urbano-depressivo da última década do século XX.

Passa-se quase tudo em cenários noturnos e a um ritmo feérico e vertiginoso, embora a segunda história seja mais luminosa e divertida do que a primeira (mais negra e pessimista). Trata-se de um jogo de luz e sombras (não necessariamente por esta ordem) que revela um amor incondicional pelas personagens, mesmo quando elas caminham, de modo ambíguo, entre o bem e o mal. Mas o amor maior de Wong Kar Wai é, em boa verdade, o cinema na sua procura permanente em fazer algo de novo da sétima arte, seja na escolha do melhor enquadramento, seja na precisão do trabalho de montagem.

Como é que um filme pode ser, ao mesmo tempo, tão claustrofóbico e tão (desesperadamente) romântico? Chungking Express mostra-nos essa possibilidade. Que fique claro, sobretudo para quem contactar com esta obra magnífica pela primeira vez: o que se passou aqui foi uma autêntica revolução estética, uma nova nouvelle vague, desta vez em Hong Kong e com um nome que viria a tornar-se incontornável: Wong Kar Wai. Um artista enorme!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...