sábado, 16 de janeiro de 2010

"A Estrada" - obra-prima de John Hillcoat


John Hillcoat, cineasta australiano, assumiu o comando da adaptação para o grande ecrã da obra The Road, de Cormac McCarthy (Prémio Pulitzer de 2007), também autor de Este País Não é Para Velhos. No elenco de "A Estrada" destaca-se Viggo Mortensen (a revelar-se um actor bigger than life) no papel de um pai que, num Mundo devastado por um estranho cataclismo, luta pela sua sobrevivência e pela do seu filho (um excelente novo actor, Smit-Mcphee).

Após uma enorme calamidade (o Apocalipse?) que matou grande parte da população mundial, vítima de incêndios, inundações e, mais tarde, de fome e desespero, a palavra de ordem para quem sobreviveu é resistir a todo o preço, pois numa sociedade lançada num caos, só os mais audazes conseguirão manter-se vivos. É num cenário dantesco, cinzento, de completa desolação e desordem, que pai e filho empreendem uma longa e perigosa jornada em direcção ao Sul e à salvação.

"A Estrada" é um filme visualmente impressionista e impressionante, com uma subtileza estética que o aproxima dos grandes clássicos do cinema americano. Trata-se de uma obra amarga, mas nunca pessimista. Num planeta estéril, onde o alimento escasseia, seria possível mantermos os valores éticos e civilizacionais mais elevados? Num tal Mundo, o que restaria da nossa Humanidade? John Hillcoat lança uma luz - ainda que ténue - de esperança num dos mais belos endings do cinema contemporâneo.

Trailer de "A Estrada", de John Hillcoat

Sem comentários:

Enviar um comentário

Banda sonora para o (final de) Verão (47): "O Rapaz da Montanha" - memória e identidade na música de Rodrigo Leão

Em O Rapaz da Montanha , Rodrigo Leão regressa ao formato conceptual que atravessa grande parte da sua obra, desta vez numa dimensão assumi...