domingo, 15 de novembro de 2009

Barack Obama (1)


7 de Novembro de 2009 foi um dia histórico na Democracia mais antiga do mundo. Em Washington, a Câmara dos Representantes aprovou a reforma do Sistema de Saúde proposta por Barack Obama, com 220 votos a favor e 215 contra. Esta conquista representa não só um passo real face às mudanças prometidas pelo actual Presidente dos EUA, mas também uma transformação no conceito de político (entendido como profissão ao serviço do bem comum) e política (enquanto forma de regular os direitos e deveres dos cidadãos e orientar uma nação em direcção a um futuro melhor). Afinal, há políticos que pretendem cumprir aquilo que prometem na campanha eleitoral!

A reforma agora introduzida permitirá acabar com a política arbitrária e abusiva das companhias de seguro, estando, a partir deste momento, proibidas de rejeitar pacientes devido a condições de saúde prévias ou quando contraiam uma doença grave. Calcula-se que, em menos de um ano, a quase totalidade da população norte-americana tenha seguro de saúde.

Parabéns, Obama! Ainda há quem duvide da justeza do Prémio Nobel da Paz, atribuído este ano ao Presidente americano?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Banda sonora para o (final de) Verão (47): "O Rapaz da Montanha" - memória e identidade na música de Rodrigo Leão

Em O Rapaz da Montanha , Rodrigo Leão regressa ao formato conceptual que atravessa grande parte da sua obra, desta vez numa dimensão assumi...