
Na terça-feira chegou a mais colorida interrupção da rotina. Foi um raio de luz natural num dia cinzento. Imaginem aquela morrinha que ensombra os rostos dos portuenses em dias de vai-se andando!... Ela a espreitar à porta da sala de aula. Um chiuu!, saído timidamente dos meus lábios, mas com a convicção de quem percebe que a liberdade deve ser sempre usada com responsabilidade e não submetida a uma força de autoridade. Eu sorri, ela pulou e abriu os braços, qual boneca de corda que retorna à caixinha de música que a ajudou a tornar-se ser livre e em busca do sentido que, uma vez conquistado, é permanentemente substituído por outro, porque nunca se é crescido o suficiente.
Cogito sempre em surdina (o turbilhão de pensamentos nunca é acompanhado pelo meu discurso, tal a hiperactividade de ideias): como são os dias sem a Patrícia?
Uma coisa sei: os dias com ela são de incessante procura criativa, continuamente em busca de sonhos, do pote de ouro que se encontra somewhere over the rainbow. É isso: ela é a Dorothy do "Feiticeiro de Oz". Na sua presença todos sentimos o cérebro a fervilhar de ideias, a coragem de as concretizar e o coração a palpitar de emoção.
Vai, Patrícia! Vai e vem! De Londres para o Porto, daqui para Valença, vai e volta! Sempre com a felicidade que brilha no teu sorriso. És Verão, mas o Outono fica-te bem. Dança por entre as folhas castanhas que caem da árvore mais próxima. Deixa a chuva cair sobre o teu cabelo. O arco-íris vai aparecer. Só tens que erguer o rosto e sorrir.
"Somewhere Over The Rainbow" - Judy Garland ("O Feiticeiro de Oz")
Rui Louro Mendes... Aquele professor que será um eterno amigo, aquele que através de umas doces palavras faz com que os seus alunos sonhem e se sintam acarinhados... alunos não, amigos, pois Rui Louro Mendes trata todos a sua volta por amigos...
ResponderEliminarE eu também incluo-me nessa lista... À uns anos atrás fui apresentada como a prima de um ex aluno e disseram-me que seria o meu professor de filosofia e eu questionei-me "Professor?" com seu jeito descontraído falava com meu primo como se fosse mais um amigo num leque imenso... Sim Rui Mendes foi meu professor durante um ano, o meu 10ºano, tive pena de não ter sido durante mais anos mas outras actividades ocupavam o seu tempo.
Aprendi consigo a beleza das palavras, os testamentos que saiam-me da alma sem esperar... Consigo aprendi muitas coisas que irei levar para a minha vida, consigo aprendi que um professor pode também ser um amigo, consigo aprendi uma musica extraordinária (Aninha :P ), consigo aprendi que atitude não leva "c" e sempre que escrevo essa palavra lembro-me de si!
3 anos passados no externato, 3 anos maravilhosos, 3 anos onde fiz amizades que irão durar-me para a vida, 3 anos felizes...! ai, como era bom ser novo, sem grandes preocupações a não ser ganhar as eleições da associação do externato...
Primeiras eleições de uma associação no externato do bonfim.... Primeira vez que o amigável professor Rui Mendes expulsava alunos da sala de aula!! É verdade, essa notícia expalhou-se... Como era possível o professor Rui colocar alguem porta fora, mas aconteceu... E eu assisti e acho que custou-lhe mais a si professor que aos proprios alunos...
Enfim, muitos emoções, muitos sentimentos, muitos acontecimentos... mas a vida é assim...
Obrigada por ter sido meu professor e meu amigo... Quem o conhece sabe a excelente pessoa que é!
Continue assim Rui Louro Mendes....
Lindo...
ResponderEliminarrepousei no texto para lhe sentir o afecto.
A Patricia sentiu-se aconchegada de certeza.