quinta-feira, 1 de abril de 2010

"Amor Solúvel" - uma comédia musical de Carlos Tê


"Amor Solúvel" é uma divertida comédia musical escrita por Carlos Tê, que esteve em cena durante o mês de Março no Cine-Teatro Constantino Nery, Teatro Municipal de Matosinhos. Os actores estão extraordinários, aproveitando aqui para destacar a hilariante interpretação do meu querido amigo Jorge Loureiro, cada vez mais um actor de corpo inteiro.

A peça não tem propriamente uma história, mas antes um dispositivo narrativo semelhante a um talk-show televisivo, onde um sexólogo disserta acerca das várias vertentes do amor, acompanhado por uma entrevistadora embevecida que lhe põe as questões que recebe, via e-mail, dos espectadores. Pormenor insólito: o doutor é um sábio dotado da particularidade de ilustrar os seus pensamentos e conselhos com canções populares. No decurso do "programa de TV", os apresentadores e os operadores de câmara cederão a impulsos confessionais de cariz intimista, tal como num vulgar talk-show televisivo, conduzindo a peça para momentos burlescos hilariantes, próximos do humor escatológico.

"Amor Solúvel" é um elogio à canção popular (títulos como "Na Caverna de Platão" e "Romance em Castelo de Paiva", são de chorar a rir e pedir por mais) e confirma Carlos Tê como um hábil construtor de poemas plenos de humor e ironia sentimental. Talvez o mais importante escritor de canções do imaginário popular português dos últimos 30 anos.

"Amor Solúvel" - uma comédia musical de Carlos Tê

1 comentário:

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...