sábado, 3 de abril de 2010

Banda sonora para a Primavera (2)


Já há muito que os ABBA deixaram de ser um recalcado guilty pleasure de melómanos eruditos ou de críticos exigentes. Estes renderam-se ao fenómeno de massas, transformando a banda sueca no fenómeno de culto que merecidamente o quarteto ostenta passados quase 30 anos da sua extinção. Tenho para mim "Super Trouper" como um dos melhores álbuns pop de que há memória. Foi o penúltimo disco de estúdio do grupo e apresenta uma depuração formal que serviu de lição de composição a muitas outras bandas com aspirações a criar o single perfeito.

Ouvir hoje "Super Trouper" continua a fazer sentido e a suscitar as mesmas emoções no ouvinte. Além disso, tem a canção mais perfeita do grupo: "The Winner Takes It All", balada minimalista em torno dos mesmos acordes que, em crescendo, vão acompanhando a sentida voz de Agnetha Fältskog a dissertar sobre os despojos do divórcio.

"The Winner Takes It All" - ABBA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...