quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

"Mad Men" - as raízes da sociedade de consumo

A série "Mad Men" é um autêntico tratado visual acerca da sociedade contemporânea, assente em fundamentos imagéticos cujo único propósito é produzir para consumir, numa dialéctica que se estende ao consumir para produzir. Esteticamente a série é um portento cromático, sustentando a acção nos detalhes (figurinos, cenários, gestos dos personagens). Na verdade, aparentemente (mas  aparentemente) nada se passa naquele superficial quotidiano (sub)urbano. 

A acção decorre no início da década de 60 do século passado e acompanha o dia-a-dia dos publicitários da empresa Sterling Cooper. Os homens são machistas e as mulheres ou são submissas donas de casa ou secretárias e telefonistas de executivos de sucesso. Este é o pretexto para uma reflexão acerca das técnicas de manipulação de massas, revelando-se afinal um não-drama sobre a sociedade ocidental contemporânea. A crise que estamos a sentir na pele deve ser compreendida a partir de "Mad Men". E a televisão não será mais a mesma.

"Mad Men" - opening credits

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