quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Mother and Child" - ode à maternidade, por Rodrigo García

A ideia de humanidade, no sentido filosófico do termo, tem sido o tema central dos argumentos de Rodrigo García nas películas que celebrizaram Alejandro González Iñárritu ("Amor Cão", "21 Gramas" e "Babel"). Aquele argumentista estreou-se na realização com o filme "Mother and Child" (que em Portugal, recebeu o título, francamente mais pobre, "Mães e Filhas").  No centro deste comovente drama está a quebra forçada dos laços maternais na relação distante entre uma mãe e uma filha que se vêem para sempre separadas, vivendo revoltadas com o mundo que não lhes proporcionou o direito ao afeto maternal. A par desta história, um jovem casal decide adotar uma criança. Estas relações de amor quebrado têm um sinónimo muito próprio em vidas que estão unidas pela procura do amor ausente e do significado de ser mãe. 

As interpretações são fortíssimas (sobretudo, a sempre subtil Annette Bening) e, apesar das histórias se entrecruzarem, cada fio narrativo distinto é uma identidade forte que poderia existir por si mesma. "Mother and Child" é um drama de sentimentos sublinhados; uma obra-prima que celebra a vinculação mãe-bebé. 

Trailer de "Mother and Child", de Rodrigo García

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...