quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TIME (6) - personalidade do ano: o manifestante

A Primavera Árabe resultou da indignação e do inconformismo, e a luta pela democracia, em que se traduziu, teve o apoio dos países ocidentais, porque só a democracia promove o respeito pelos Direitos Humanos. Mas estarão as democracias ocidentais, hoje, com as suas políticas e a financeirização da economia que sustentam, a promover os Direitos do Homem? Os desempregados jovens, cada vez mais qualificados, materializam as estatísticas de forma arrepiante, por estarem não apenas à nossa porta mas dentro de casa, à espera, à espera. Todavia, são muitos aqueles que não se conformam com a falta de oportunidades e com o horizonte de esperança que os governantes das democracias históricas e consolidadas teimam em, progressivamente, encurtar. 

Este ano, um pouco por todo o mundo, milhões de indignados foram para a rua em ações de protesto (mais ou menos) organizadas - e prometem não desistir. Por isso, a revista TIME considerou que a figura do ano 2011 foi, precisamente, the protester.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...