sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"No Profundo da Alma Lusitana"


Rui Fonseca nasceu em Vila Nova de Foz-Côa, no ano de 1957. Licenciado em Filosofia, em 1996 publicou "Desejos de Amar o Porto" (obra poética que surge como uma belíssima homenagem à cidade invicta), seguido dos visionários ensaios histórico-filosóficos "Portugal e o Quinto Império por Cumprir" (2006) e "O Primado da Reencarnação" (2008). Hoje, pelas 21h30 no Auditório da Junta de Freguesia do Bonfim, este autor apresentará a sua nova obra poética - "No Profundo da Alma Lusitana", sessão na qual terei o prazer e o privilégio de declamar três dos seus poemas. Trata-se de um projecto conceptual que retoma os temas de eleição do poeta e filósofo, a saber: a reinterpretação da história de Portugal e a urgência do renascer da verdadeira alma lusitana.

O livro encontra-se dividido em três partes (Do passado profundo, Do presente da história, De um futuro em breve), passando pela Fundação de Portugal, os Descobrimentos, Alcácer-Quibir, a Implantação da República, o Salazarismo, o 25 de Abril e o desejo de um Portugal por cumprir. Rui Fonseca presta ainda uma justa homenagem aos autores e pensadores que mais o inspiram - Camões, Pessoa, Manuel Alegre e Agostinho da Silva.

Um autor a descobrir e que, com certeza, encontrará nesse futuro desejável um lugar de referência entre os maiores vultos da poesia lusa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...