segunda-feira, 4 de agosto de 2014

"Planeta dos Macacos: A Revolta" - pastelão previsível assinado por Matt Reeves

Mais uma sequela que se limita a aproveitar um filão lucrativo. Planeta dos Macacos: A Revolta é uma pálida sombra do filme anterior (assinado por Rupert Wyatt), o qual tinha o interesse de problematizar o poder e os riscos da ciência, enquadrando-se no paradigma da bioética que tantos bons filmes tem patrocinado (o mais recente talvez seja "WWZ: Guerra Mundial", de Marc Forster).

Convém ressalvar que não devemos confundir esta nova série cinematográfica com os filmes iniciados em 1968 por Franklin J. Schaffner em "O Homem Que Veio do Futuro", obra icónica do cinema de ficção científica protagonizada pelo mítico Charlton Heston. Curiosamente, a película de Schaffner chegou a ser vítima de um remake pelas mãos de um desajustado Tim Burton que, estranhamente, não esteve à altura da empresa. O que só demonstra que o filme de Schaffner é ele próprio um paradigma, bem diverso do cinema-pipoca.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...