segunda-feira, 16 de agosto de 2021

"Stargate" (1994) - Um clássico que não envelheceu

Há filmes que ganham com o passar dos anos. Stargate é um desses casos: um objeto de entretenimento no melhor espírito dos clássicos de aventuras assinadas por George Stevens, George Lucas ou Steven Spielberg.

Curiosamente, não gostei particularmente deste filme de Roland Emmerich quando o vi pela primeira vez, em 1994, mas uma revisão recente permitiu-me reavaliá-lo constatando que Stargate não envelheceu sequer um ano. É curioso verificar que o cineasta alemão há de retomar, em 2008, no filme 10.000 a.C. a tese de que as pirâmides do Egito terão sido construídas por uma civilização alienígena alguns milénios antes da data atribuída oficialmente pela ciência.

A narrativa é simples: o arqueólogo Daniel Jackson descobre como fazer funcionar um portal estelar descoberto debaixo de uma pirâmide. Então, o Coronel Jack O'Neil recebe a missão de acompanhar aquele arqueólogo e uma pequena equipa de soldados através do Stargate para explorar a galáxia do outro lado do portal.

Uma última nota de destaque para a qualidade dos efeitos especiais, bem simples mesmo para os padrões da época, mas que sobreviveram ao tempo - e já lá vão 27 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Banda sonora para o (final de) Verão (47): "O Rapaz da Montanha" - memória e identidade na música de Rodrigo Leão

Em O Rapaz da Montanha , Rodrigo Leão regressa ao formato conceptual que atravessa grande parte da sua obra, desta vez numa dimensão assumi...