quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Banda sonora para o Verão (7)


Stevie Wonder é responsável pela tetralogia mais importante da história da soul music. Como o nome deste género musical indica, Stevie Wonder é um verdadeiro artista espiritual, que canta o Amor, o Bem e o Mal a partir das profundezas da alma.

Na década de 70, o músico estava verdadeiramente inspirado, como se de uma iluminação divina se tratasse. "Talking Book" (1972), "Music Of My Mind" (1972), "Innervisions" (1973) e "Songs In The Key Of Life" (1976) são o resultado dessa força criativa única e singular, que iria culminar no seu último disco de referência incontornável: "Hotter Than July"(1980). São quatro obras-primas obrigatórias (cinco, se incluirmos o álbum de 1980) na CDteca de qualquer melómano e marcou a década mais inspirada da carreira de Stevie Wonder.

É difícil destacar qualquer um desses trabalhos, no entanto, para compreender o que se entende por espiritualidade da música soul, destaco o primeiro disco que descobri deste autor: "Innervisions". Ouçam o sublime tema que encerra o álbum: "He's Misstra Know-It-All". É uma canção para elevar a alma.

"He's Misstra Know-It-All", do álbum "Innervisions" (1973) de Stevie Wonder
Stevie Wonder
4:08

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...