sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Todd Phillips


Começo por justificar a razão da escolha do título desta crónica a propósito do filme "A Ressaca": numa época em que, entre o público das salas de cinema, escasseiam os verdadeiros cinéfilos (entenda-se, aqueles que se preocupam em contextualizar os filmes que escolhem ver) é fundamental divulgar alguns nomes para memória futura. Não quer isto dizer que considero, pelo menos por enquanto, Todd Philips um autor, mas apenas salvaguardar que, no contexto da comédia (género cinematográfico quase sempre mesnosprezado por parte considerável da crítica), ele é um nome a reter dada a qualidade que superioriza as suas obras em relação à maioria das comédias em cartaz.

A história de "A Ressaca" é simples: quatro amigos partem juntos rumo a Las Vegas com o objectivo de festejar a despedida de solteiro de um deles. Após um brinde no terraço do hotel onde se instalam, a acção passa imediatamente para o dia seguinte, quando acordam na magnífica suite, agora quase destruída, e encontram um tigre na casa de banho, uma galinha à solta, um bebé e um dente a menos na boca de um deles. Só não encontram o noivo...

A partir do ponto onde terminei a sinopse, assistimos ao desenrolar de uma comédia de excessos politicamente incorrectos. "A Ressaca" tem a particularidade de ser um filme de festa de solteiros sem a festa, sem o noivo, mas, sobretudo, sem a memória do que sucedeu, uma vez que os personagens despertam sem lembranças da noite anterior. Aliás, o que singulariza o filme e o torna hilariante é precisamente o facto de, logo nos primeiros minutos, Todd Philips avançar a narrativa directamente para os despojos de uma farra à qual nunca assistimos (só nos créditos finais são exibidas fotografias da festança).

Sob o mote "what the hell happened in Vegas?" (tema de tantos outros filmes, romances e canções pop-rock), Todd Phillips criou uma comédia física, plena de humor escatológico e despudorado ao nível de "O Amor é Uma Grande Aventura", de Blake Edwards, e "Doidos Por Mary", dos irmãos Farrelly.

Trailer do filme "A Ressaca", de Todd Phillips


Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...