sexta-feira, 21 de agosto de 2009

"O Mensageiro dos Espíritos" - melodrama revestido de filme de terror

Já aqui coloquei alguns textos sobre filmes de terror que este ano estrearam nas salas de cinema. Neles, aproveitei para expor algumas breves reflexões acerca da importância desse género cinematográfico no contexto actual de produção dos estúdios de Holywood. Que há mercado para tais fitas já nós percebemos, mas concluímos também que há cada vez mais cineastas a revelarem o seu talento, visão, originalidade e, sobretudo, capacidade de transfiguração do cinema de terror.
Um dos exemplos mais recentes dessa reinvenção é "O Mensageiro dos Espíritos", película inspirada numa história verídica sobre uma família que, de modo a estar mais próxima do hospital onde o filho mais velho recebe tratamentos para o cancro que o afecta, aluga uma antiga casa nos arredores de Connecticut, que - vem a descobrir - está assombrada.
A realização de Peter Cornwell consegue recuperar a atmosfera de clássicos como "O Exorcista", de William Friedkin, e "Poltergeist - O Fenómeno", de Tobe Hooper, apesar de sobrepor o melodrama ao terror. Esta é, aliás, uma das mais-valias de "O Mensageiro dos Espíritos": o melodrama em torno de uma família a braços com a doença grave de um dos filhos, suportado por interpretações brilhantes (sobretudo, Virginia Madsen e Kyle Gallner) e uma direcção de fotografia rigorosa, que em muito contribui para a atmosfera de medo que o filme pretende criar.
Trailer de "O Mensageiro dos Espíritos", de Peter Cornwell

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...