terça-feira, 11 de agosto de 2009

"A Dupla Face da Lei" - o reencontro de De Niro e Pacino


Parceiros na polícia nova-iorquina há 30 anos, dois detectives à beira da reforma investigam a identidade de um serial killer que se entretém a matar a escumalha da cidade.

Nestas breves linhas descreve-se a sinopse do mais recente filme de Jon Avnet, "A Dupla Face da Lei". É uma película que apetece amar e tornar objecto de culto por várias razões:

i) pelo prazer de reencontrar dois dos maiores actores do cinema contemporâneo (o outro é Mickey Rourke), que já não contracenavam juntos desde "Heat", de Michael Mann. Em "A Dupla Face da Lei" têm desempenhos plenos de força e intensidade dramática (de fazer corar os jovens actores);

ii) é um thriller psicológico com uma montagem feérica e vertiginosa;

iii) é uma lição de economia narrativa;

iv) foi arrasado pela crítica;

v) tem um spin up final como há muito não víamos no cinema.

Quanto a mim, foi um prazer assistir e desfrutar desta obra, que parece colocar Dirty Harry prestes a reformar-se e cansado de ver tanta corja das ruas a saír dos tribunais em liberdade por falta de provas que os incriminem.

Um clássico obrigatório.

Trailer de "A Dupla Face da Lei", de Jon Avnet


Sem comentários:

Enviar um comentário

Breves notas sobre o cinema de Wong Kar Wai (6) - "Disponível Para Amar" (2000)

E, no ano da graça de 2000, Wong Kar Wai alcançou o zénite da sua (sétima) arte com a obra-prima Disponível Para Amar . É (mais) uma históri...